Quando as glândulas sebáceas começam a produzir o sebo em maior quantidade, deixa a pele oleosa, ocasionando as terríveis espinhas. Por não ser uma doença especifica, não existe uma cura e sim um tratamento.
Para não piorar o estado em que se encontram, é muito importante NÃO espremer, já q pode inflamá-la, chegando até mesmo a deixar cicatriz.
A acne pode ser causada por predisposição genética, mudanças hormonais, cosméticos oleosos (aquele creme q vc passa ou mesmo um produto de maquiagem),esteróides anabolizantes entre outros motivos. Só seu dermatologista pode dizer qual foi o motivo que ocasionou sua acne.
O tratamento para acne varia de pessoa para pessoa, por isso, não tome aquele remédio q sua amiga toma ou que você achou na Internet. Siga a orientação de seu dermatologista.
As formas mais utilizadas de tratamento são à base de antibióticos orais ou tópicos para os casos mais graves, medicamentos que ressecam a pele, peróxido de benzila, vitamina A ácida oral (para casos gravíssimos), entre outros. Além disso, a persistência é tudo em termos de tratamento.
O q vale mesmo é prevenir então ‘os principais cuidados são:
- Higiene da Pele: o mais correto é seguir as instruções do dermatologista que acompanha o tratamento.
Mas é prudente lembrar que os cuidados com a higiene da pele são fundamentais. Neste caso, a pele deve receber sabonetes especiais, emulsões ou leite de limpeza específico. Outro aspecto importante é com relação ao uso de loções alcoólicas que retiram a oleosidade natural da pele, desidratando-a.
- Resistência aos maus hábitos: espremer e cutucar cravos e espinhas são flagelo para a pele. As mãos podem estar sujas e contaminar as espinhas, deixando marcas.
- Uso do Sol: o sol causa um espessamento da pele ao mesmo tempo em que faz as glândulas sebáceas trabalharem mais, embora as pessoas pensem que seu efeito é benéfico.
- Alimentação: alimentos com muita gordura, iodo, vitamina B12 refletirão na sua pele, cabelos, etc. Isto não significa que se deva abolir este tipo de alimentação.
Equilíbrio e moderação devem ser recomendados. O chocolate, por exemplo, pode ser consumido com moderação.
- Stress: para o tratamento dar resultado, antes você tem que estar livre do stress. O nervosismo, a ansiedade e desânimo não combinam com uma pele saudável.
- Limpeza de pele: a limpeza só deve ser feita por especialistas e sob recomendação médica do seu dermatologista.’

Nenhum comentário:
Postar um comentário